Canavieiras assegura participação na rede de inovação do turismo
A Prefeitura de Canavieiras enviou três representantes da Secretaria do Turismo e Esportes para participar do Seminário Rede de Inovação em Gestão de Turismo. O evento, que foi realizado em Salvador durante dois dias, contou com a participação do secretário Fernando Volpi e as diretoras Ana Cristina e Aline Souza.
Segundo o secretário Fernando Volpi, no encontro, gestores públicos e privados participaram de um curso de atualização e aperfeiçoamento, com ênfase para a inovação, empregando metodologia já comprovada e não meramente experimental. “Hoje, municípios como Canavieiras que tem grande parte do seu Produto Interno Bruto (PIB), tem que estar focado na qualificação desta atividade”, ressalta.
Consciente da importância do turismo no desenvolvimento de Canavieiras, o prefeito Almir Melo prioriza o turismo, e sua proposta é levar a qualificação a todos os agentes envolvidos na atividade. Para o secretário do Turismo, Fernando Volpi, este é o caminho defendido pelos técnicos, de que a gestão pública dinâmica deve pensar no futuro mais profissionalizado para o destino turístico.
Almir Melo diz que acredita no estímulo às novas atividades produtivas na cidade com os empreendedores recentemente formalizados, antevendo ainda o efeito multiplicador do turismo sustentável e para isso determinou a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo Sustentável. Com isso, o Governo da Reconstrução se concentra na criação de um diferencial que inclua bons serviços e produtos, além de sólida estrutura de hospedagem e lazer.
A sustentabilidade econômica também foi abordada no encontro em Salvador, demonstrando que todo negócio tem que ser lucrativo. Para isso, deve ser feito um esforço de todos os setores envolvidos para manter a demanda turística com razoável índice médio de 50%. “O turismo é responsabilidade da cidade e dos cidadãos, daí requerer a união de esforços dos vários setores da sociedade e das instituições, motivo pelo qual acelerou a criação do Conselho Municipal do Turismo do qual espera a contribuição que inspirou o Decreto.
Por outro lado, Almir Melo orienta todas as secretarias que trabalhem em conjunto para que Canavieiras alcance, como destino turístico, o nível de competitividade nacional exigido pelas grandes operadoras de turismo. Meio Ambiente (Ecoturismo), Interior e Agricultura (Turismo Rural), cada produto envolve em sua execução várias secretarias e sem isso nada será possível realizar.
O Secretário Fernando Volpi enfatiza, ainda, que ele e sua equipe não abrem mão da cooperação entre os municípios da Costa do Cacau, acreditando que a ação legitimamente colaborativa reduzirá distorções e diferenças. “É esse esforço que poderá promover o equilíbrio entre os municípios menos favorecidos economicamente, mas de semelhante potencial turístico, resguardadas variações meramente geográficas”, conclui.